terça-feira, 18 de agosto de 2015

A CURA DE NAAMÃ

I Reis 5:1-19.

Naamã era o chefe do exército do rei da Síria. Ele era um homem corajoso e muito respeitado, seu rei o estimava  pois, por ele o Senhor dera livramento aos sírios e era ele um homem valoroso, porém algo lhe acontecia sofria de uma doença terrivel na pele chamada lepra. .Essa doença dá feridas horríveis no corpo.



Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, a bíblia não fala como era o nome dela, só que  ficou sendo escrava da mulher de Naamã. Então ela disse a sua senhora:-Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da lepra.


        


Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito. E o rei ordenou: — Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas. A carta que ele levava dizia assim: “Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.” Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: — Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga! O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: — Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel! Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um mensageiro dizendo:Vai, e lava-te sete vezes no Jordão,e a tua carne ficará completamente curada.


Porém Naamã ficou muito indignado  e disse:- Pensei que pelo menos o profeta sairia pra falar comigo e oraria  ao Senhor seu Deus,  e passaria sua mão sobre o lugar doente me curaria. E além disso Abana e Farpar em Damasco não  são melhores do que do que todas as águas de Israel? Não poderia  eu lavar neles ficar purificado? Foi embora muito bravo pois ele se achava muito importante pra mergulhar num rio daquele que comparado aos rio da Síria era pequeno e sujo.Chegaram a ele seus servos, e lhe falaram:
Meu senhor, se o profeta te dissera alguma coisa grande, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele:- Lava-te e ficarás purificado, os servos de Naamão encorajaram ele.
Então Naamã desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; a sua carne tornou, como a carne  de um menino , e ficou purificado. Voltou ao homem de Deus ; e toda sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel.


Ainda falou: peço que tomes uma benção do te servo, Naamã insistiu para que o profeta aceitasse os presentes que ele havia levado porém Eliseu respondeu: Assim como vive o Senhor a quem sirvo não aceitarei nenhum presente. Naamã disse:-Já que o senhor não quer aceitar o meu presente, então deixe que eu leve para casa duas mulas carregadas de terra, pois de agora em diante eu não vou oferecer sacrifícios e ofertas que são completamente queimadas a nenhum deus, a não ser a Deus, o SENHOR. Mas eu gostaria que ele me perdoasse uma coisa, que é a seguinte: quando eu tiver de acompanhar o meu rei ao templo de Rimom, o deus da Síria, para ali adorar, eu vou ter de adorá-lo também. Que o SENHOR Deus me perdoe  o Senhor a teu servo.
Eliseu disse: Vai em paz!


Naamã reconheceu: "Em toda a terra não há Deus senão em Israel"
Ele voltou à Síria para contar o que acontecerá.
A menina foi corajosa e usada por Deus para ajudar e abençoar aquela família, através de suas palavras a família de Naamã pode conhecer ao único Deus verdadeiro e poderoso.
As crianças podem falar de Jesus a seus coleguinhas e familiares.

Para encomendar os visuais dessa história fale com Gabriela Pista no 
https://www.facebook.com/gabriela.pista

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

LILÓCA A OVELHINHA DESOBEDIENTE



 Base em Lucas 15:1-7

 E um rebanho de 100 ovelhas havia uma ovelhinha chamada Lilóca que era muito bonita porém as vezes ela desobedecia seu pastor e tentava fugir do rebanho, todos os dias o pastor levava o rebanho para apascentar em verdes campos, mas sempre cuidando delas; não deixava que traspassassem os limites, porque aquela era uma região de animais selvagens e perigosos,se algum animal se aproximava, o pastor as defendia e não deixava nada de mau lhes acontecer.
Lilóca sempre chegava perto do limite, mas o pastor gritava Lilóca! volta, ai é perigoso! ela ouvia a voz de seu pastor e voltava rapidinho gritando mé! mé!
O pastor, que a conhecia muito bem, sempre ficava de olho nela e dizia:
Lilóca, minha pequena! Venha para perto de mim! Você sabe que não deve ir longe.
Então,Liloca voltava triste  para o rebanho pois seu sonho era sair para pastar e passear para os campos longe.

                

Como de costume o pastor levou as ovelhinhas para comer grama fresquinha lá do pasto, beber água limpinha da fonte, mas ovelhinha distraiu-se, afastando-se do rebanho correndo pra outro lado e se perdeu, quando viu que estava sozinha ficou tão feliz e começou pular gritando com voz de ovelha mé, mé e pensava estou livre agora posso fazer o que eu quiser.Então começou a escurecer e a ovelhinha estava cansada de brincar com as borboletas e outros pequenos bichinhos que encontrará no caminho,  resolveu voltar pra casa , mas quando começou procura o caminho de volta ouviu uma voz que saia detrás de uma moita:- oi ovelhinha você está perdida? deve estar com fome venha comer depois te levo pra sua casa.




 Quando a Liloca se aproximou levou um susto muito grande pois  saiu um lobo mau de trás do arbusto ele era muito bravo e queria devorar a ovelhinha que com medo saiu correndo gritando mé! mé! mas o lobo era mais ágil e conseguiu alcançar a ovelhinha dando lhe umas mordidas, Liloca conseguiu correr mais um pouquinho porém caiu dentro de um buraco, coitadinha da ovelhinha ficou chorando lá dentro pensando que ia morrer e estava tudo perdido, oh! quanto arrependimento de ter desobedecido ao pastor, pois certamente o lobo mau conseguiria descer e devora-la ele estava do lado de fora do buraco tentando entrar.


                                                                                             

Enquanto isso o pastor foi contar suas ovelhas, viu que estava faltando uma e  era a Lilóca. Então, ele deixou as 99 bem protegidas no aprisco e saiu a procurar sua ovelha perdida. Quando o lobo estava quase conseguindo capturar a Lilóca ouviu a voz do pastor que gritou-Solte agora a  minha ovelha! O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas, por isso começou lutar com lobo batendo nele com o cajado Depois de muita luta,o pastor venceu o lobo, que acabou fugindo pela mata afora.
Então o pastor amado colocou a ovelhinha nos seus ombros e a levou para casa dizendo:
-Está tudo bem. Agora você está segura.
Como a ovelhinha ficou feliz nos braços do seu pastor! E nunca mais Lilóca desobedeceu.






“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”  (João 10:11)

TEXTO ADAPTADO POR MIM  TIA MARLENE MIRANDA E VISUAIS EM E.V.A CONSTRUÍDOS POR TIA DÉBORA